A reserva da sessão de recém-nascido deverá ser realizada com a maior brevidade possível, ainda durante a gravidez, não só para garantir a disponibilidade na altura ideal, como também para permitir uma preparação e planeamento adequados. Estas sessões são realizadas apenas até aos primeiro 15 dias de vida do bebé, sendo que o período ideal será entre o 7º e 9º dia de vida. Desta forma poderemos aproveitar um período em que as cólicas são menos frequentes, o sono mais profundo e uma maior flexibilidade, o que irá permitir a execução de determinadas posições/ poses. O nascimento do bebé deverá ser comunicado assim que possível (num prazo máximo de 48 horas), para podermos agendar de imediato a sessão na tentativa de que a mesma decorra no período acima mencionado. Para marcações poderá contactar-me por e-mail ou preencher o formulário disponibilizado no separador “Contactos”.

As sessões deverão ser realizadas em estúdio, não só para garantir uma maior eficiência, mas também por se tratar de um espaço devidamente climatizado e apropriado para este tipo de sessão. A duração de uma sessão de recém-nascido poderá oscilar entre 2 a 4 horas, dado que poderão ocorrer várias pausas relacionadas com as necessidades do bebé – acalmar o bebé, amamentar o bebé (normalmente mais do que 1 vez), necessidades fisiológicas, trocar a fralda (normalmente mais do que 1 vez), adormecer o bebé – e outras pausas referentes a alterações no cenário e nos looks. 

Caso o bebé possua alguma limitação física decorrente do parto, a sessão será preparada tendo em conta todas as condicionantes, principalmente em termos de poses.

A segurança do vosso bebé é uma das principais preocupações na preparação da sessão. Jamais será colocada em risco a integridade física do bebé e serão providenciadas todas as condições e materiais apropriados para o manter confortável e seguro. Todos os materiais e elementos que estebelecem contacto com o bebé são devidamente higienizados e esterilizados. 

Poderão participar na sessão os pais e irmãos(ãs), sem qualquer custo adicional. Para garantir um ambiente calmo e sereno, não é permitida a presença de outros familiares ou acompanhantes.

O estado emocional dos pais será de extrema importância, dado que afecta directamente o estado do bebé, portanto, pede-se que venham calmos e relaxados. Não é aconselhável que agendem compromissos para o dia da sessão, de modo a não ficarem ansiosos ou preocupados. Caso a data agendada coincida com uma deslocação do bebé ao centro de saúde/ hospital, o ideal será remarcar a sessão.
Para fotografias de família (com pais e/ou irmãos), deverão ter especial cuidado com as roupas, optando por tons neutros e claros, preferencialmente sem estampados ou padrões. A mãe poderá vir também com cuidados adicionais no que diz respeito a maquilhagem, penteado e unhas.
Caso ocorra a descamação da pele do bebé no período em que será realizada a sessão, a pele do bebé deverá ser hidratada com algumas horas de antecedência.